A data foi criada para proteger os direitos dos consumidores, e também lembrar fornecedores de produtos e serviços do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. Além de se tornar simbólica, a data passou a ser aproveitada principalmente pelos varejistas do país.

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Hoje é comemorado o Dia do Consumidor, data que começou a ganhar força no Brasil a partir de 2014, mas que foi criada e instituída em 15 de março de 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, durante um discurso no Congresso norte-americano, listando os quatro direitos do consumidor: de ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha.


A data foi criada para proteger os direitos dos consumidores, e também lembrar fornecedores de produtos e serviços do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. Além de se tornar simbólica, a data passou a ser aproveitada principalmente pelos varejistas do país.


Direito do Consumidor

A comemoração do Dia do Consumidor é uma forma de reforçar a importância dos direitos protegidos pela Lei nº 8.078, por meio do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. Ele segue os mesmos princípios do discurso de John Kennedy e da Assembleia Geral das Nações Unidas, que oficializou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor. Desde então, as marcas aproveitam esse período para oferecer promoções e descontos para seus clientes com o intuito de aumentarem suas vendas.


De acordo com o Google, o Dia do Consumidor vem crescendo muito em números no Brasil, as buscas pela data aumentaram 113% de um ano para outro, e isso acontece porque os brasileiros vêm conhecendo mais e melhor a ocasião, ano após ano. De 2018 para 2019, por exemplo, a intenção de compra para o período cresceu 18%, segundo dados da Ebit/Nielsen.


Segundo a pesquisa feita pela Opinion Box, em conjunto com a Social Miner, dados apontam que para 2020, 54% dos consumidores brasileiros têm intenção de comprar produtos na Semana do Consumidor. Além disso, a pesquisa também aponta as seguintes categorias como as mais buscadas: eletrônicos e informática, eletrodomésticos e moda e acessórios.